A Torre de Hanói pode ser trabalhada em diferentes níveis de desenvolvimento infantil e até mesmo com adultos. Na pré-escola você pode usá-la com as crianças para que aprendam sobre separação de cores e tamanhos, trabalhar a coordenação motora fina, identificação de formas, ordem crescente e decrescente, dentre outras habilidades. De maneira mais ampla, com crianças de maior idade, a Torre poderá ajudar no desenvolvimento de diferentes estratégias durante a transferência de peças, contagem de movimentos e raciocínio lógico.
A Torre de Hanói é considerada também um importante recurso pedagógico que pode ser utilizado no ensino de matemática.
Para jogar você deve passar todos os discos para o terceiro pino, usando os demais pinos como auxiliares, de maneira que um disco de raio maior nunca fique em cima de outro menor e você só pode movimentar um disco de cada vez. Para completar tal desafio, é preciso tanto do pino que está sendo ocupado pela torre inicial, quanto dos que não estão. Atenção!! A tarefa deve ser completada com um menor número de movimentos possíveis.
A Torre de Hanói, também conhecida por Torre de Brahma ou quebra-cabeça do fim do mundo, na verdade se trata de um jogo inventado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883. De acordo com Ferrero, 1991 e Machado, 1992 Édouard se baseou em uma lenda muito antiga para desenvolver esse jogo.
“No tempo de Benares, cidade santa da Índia, sob a cúpula que marcava o centro do mundo, existia uma bandeja de bronze com três agulhas de diamantes, cada uma de um palmo de altura e da grossura do corpo de uma abelha. Durante a Criação, Deus colocou 64 discos de ouro puro em uma das agulhas, o maior deles imediatamente acima da bandeja e os demais, cada vez menores, por cima. Esta torre foi chamada de Torre de Brahma. Dia e noite os sacerdotes trocavam os discos de uma agulha para outra, de acordo com as leis imutáveis de Brahma. Essa lei dizia que o sacerdote do turno não poderia mover mais de um disco por vez, e que o disco fosse colocado na outra agulha, de maneira que o debaixo nunca fosse menor do que o de cima. Quando todos os 64 discos tivessem sido transferidos da agulha colocada por Deus no dia da Criação para outra agulha, o mundo deixaria de existir. Dizem os sábios que o mundo foi criado há 4 bilhões de anos aproximadamente e os monges, desde a criação, estão movendo os discos na razão de 1 disco por segundo”.
Para conseguir desvendar a Torre de Hanói da lenda, com 64 discos, uma pessoa precisaria de no mínimo 18.446.744.073.709.551.615 movimentos e supondo que essa pessoa fizesse um movimento por segundo ela levaria mais de 500 bilhões de anos para completar o desafio.
Detalhes do produto
Habilidades trabalhadas: raciocínio lógico, concentração, memorização, coordenação motora fina, estratégias, solução de problemas e coordenação visuo-motora
Descrição técnica do produto: Uma peça e 6 círculos coloridos de madeira
CERTIFICADO INMETRO CE-BRI/OCP - N 0041-19
Todos os produtos da Cell possuem certificado do Inmetro.
Idade recomendada: a partir de 3 anos
Precisa de montagem: não
Funciona a bateria ou pilha: não
Peso: 515 g
Dimensões do produto sem embalagem: 8,5 x 29 x 12 cm
A CELL Brinquedos Educativos® é uma loja especializada em brinquedos educativos, com diversas opções de brinquedos em madeira. A loja de brinquedos educativos e brinquedos pedagógicos atende todo o Brasil. Levamos brincadeira a sério! Por isso, a seleção dos nossos brinquedos é feita de forma rigorosa, buscando contribuir para o desenvolvimento das nossas crianças com segurança e com base nos princípios da CELL (Ciência, Equilíbrio, Liberdade e Ludicidade).
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade